ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SÃO JOÃO

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SÃO JOÃO

 

Na metade da década de 10, a Associação Atlética São João continuava dando as cartas no futebol local, porém, sem uma praça própria de esportes. Por sugestão de Oscar de Andrade Nogueira, um novo clube deveria ser fundado, com espaço suficiente para a construção de um estádio. Por unanimidade, diretores da A.A. São João, após reunião na biblioteca do Centro Recreativo, aprovaram a fundação da Sociedade Esportiva Sanjoanense, em 1º de julho de 1916. Durante quase cinco anos, entre 1916 e 1920, diretores do novo clube dedicaram-se exclusivamente à infraestrutura, firmando o patrimônio, porém, sem ainda pensar no investimento em um time de futebol.

Enquanto isso, a Associação Atlética seguia sua trajetória de glórias, conquistando, em 1918, a famosa “Taça Tulé” de enorme repercussão em todo o estado. Eram destaques os irmãos Budri: Enéas, Américo e Lincoln. Em 1920, diretores das duas equipes reuniram-se para definir a esperada fusão – futebol mais patrimônio – e, em assembléia, por unanimidade, escolheu-se as cores vermelha e preta para a camisa a ser usada pelo clube nos gramados. Imediatamente, a filiação perante a Associação Paulista de Esportes Atléticos, entidade que antecedeu à Federação Paulista de Futebol. Em 10 de julho de 1921, deu-se a inauguração da praça esportiva futebolística da rubro-negra, quando foi chamado para um amistoso o Palestra Itália.

Craques que fizeram a história do futebol sanjoanense

Oscar de Andrade Nogueira

Nascido em São João da Boa Vista em 9 de maio de 1887, Oscar Andrade foi o primeiro grande craque do futebol sanjoanense. Como aluno do curso de engenharia do College Mackenzie, em São Paulo, fez parte do elenco da escola que disputou o Campeonato Paulista de 1906, contemporâneo que foi de Charles Miller e Belfort Duarte, dois dos mais famosos jogadores brasileiros em todos os tempos. Em sua terra natal atuou pela Associação Atlética São João, em 1919, time que deu origem à Sociedade Esportiva Sanjoanense. Foi o grande baluarte e de fundamental importância na fundação da rubro-negra.

Luis de Freitas

Fundada em 1916, a Sociedade Esportiva Sanjoanense iniciou a fase de conquistas de títulos no futebol com o bicampeonato regional em 1921-1922, através dos inesquecíveis Tigres da Mogiana. Um dos maiores destaques da agremiação na época, que reinou com um futebol eficiente por 12 anos, foi Luis de Freitas. Antes, porém, defendendo a Associação Atlética São João, foi de fundamental importância na conquista da Taça Tulé, em 1915 – primeiro troféu de renome ganho por uma agremiação sanjoanense – com vitória na final sobre um combinado da capital onde atuava o lendário Arthur Friedenreich.

Continue lendo